Sobre Nós
Missão
Nossa missão é compartilhar informações e desenvolver materiais com embasamento tecno-científico a respeito da escoliose de forma gratuita, universalmente acessível e útil para todos. Além de promover a união de profissionais formados em uma das escolas referenciadas pela Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose (SOSORT).
Conheça a nossa história
Em 2018, após ser certificada pelo método Schroth ISST a Fisioterapeuta Bruna Pacheco trouxe ao seu grupo de colegas, formados na mesma turma, a ideia de criar uma rede social que compartilhasse conteúdo educativo com embasamento científico, direcionado a pessoas com escoliose e seus familiares. O grupo formado por Andreia Zanelato, Marília Quintana, Douglas Santos e Gisele Ribeiro (Foto1), que também percebiam a necessidade de entregar informações confiáveis à essa população, aprovou a idealização do projeto, convidou os demais colegas de turma e se empenhou a fundar o Tratando Escoliose, em novembro do mesmo ano.
Desde então, muitos projetos foram desenvolvidos, entre eles: postagens educativas, live com profissionais de referência no tratamento da escoliose, criação e disponibilização gratuita de cartilhas educativas e tradução, resumo e adaptação, para entendimento leigo, de artigos científicos e cartilhas internacionais sobre os cuidados para pessoas com escoliose.
Até agosto de 2020, todos os projetos foram desenvolvidos por Fisioterapeutas certificados em Schroth ISST. Mas, devido ao grande interesse de profissionais certificados em outras escolas de tratamento conservador das escolioses, em participar do projeto, o grupo se expandiu e admitiu também profissionais formados pela Abordagem SEAS e método BSPTS-conceito Rigo.
A intenção foi de ampliar a rede de informações com conteúdo de qualidade e de cunho científico e possibilitar que pacientes e familiares tenham mais opções de profissionais especializados em escoliose na América do Sul.
Os projetos também se expandiram e, em meio a pandemia de 2021, foram criados materiais online para disponibilização em escolas, conscientizando educadores, crianças e adolescentes sobre a necessidade de atentarem-se as alterações posturais e diagnóstico precoce. Promovemos o I Congresso Brasileiro de Escoliose, voltando os esforços também aos profissionais de saúde que necessitam ampliar seus conhecimentos.
Finalmente, em agosto de 2021, foi fundada a Associação Brasileira de Tratamento da Escoliose (ABTE). A oficialização do grupo aconteceu com o objetivo de ampliar ações, torná-las cada vez mais reconhecidas e formalizar a união de profissionais devidamente credenciados ao atendimento dessa população, empenhados em promover educação em saúde e, em um futuro não tão distante, proporcionar maior acessibilidade aos pacientes com escoliose. Todos os membros da ABTE são certificados através de Escolas que sigam as referências da Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e de Reabilitação da Escoliose (SOSORT) e tenham publicações científicas que comprovem seus benefícios no tratamento da escoliose.
Em 2022 inovamos novamente ao promover o primeiro evento educacional especialmente desenvolvido para pais e filhos, o Tratando Escoliose para pais e filhos. Neste evento, que será desenvolvido anualmente, profissionais de saúde Nacionais e Internacionais palestram, utilizando linguagem clara e acessível à população, esclarecendo as principais dúvidas de pacientes e familiares de pessoas com escoliose. Criamos ainda um grupo de pais para aqueles que estão em tratamento com um de nossos membros e desejam interagir, trocar experiências e esclarecer dúvidas com nossos profissionais
Mensalmente oferecemos aos nossos membros, encontros clínicos e científicos para discussão de temas relacionados ao tratamento de nossos pacientes, promovendo a educação continuada e o tratamento baseado em discussões multiprofissionais e interdisciplinares.
Em 2023, fomos promotores da Primeira Triagem Nacional de Escoliose, oferecida gratuitamente à população, por membros de diversos estados do Brasil, garantindo a maior conscientização sobre a escoliose e o diagnóstico precoce.
Em agosto de 2023 finda o mandato da Primeira Diretoria Executiva desta Associação, mas seus membros seguem com projetos iniciados nos anos anteriores. Desejamos que nos próximos anos plantemos novas sementes e colhamos ainda mais frutos de todo o trabalho desenvolvido com muito carinho e dedicação.
Diretoria Executiva da ABTE 2021-2023
Diretoria Executiva da ABTE 2021-2023
Bruna Pacheco
Presidente
Aline Granato
Vice Presidente
Núbia Santiago
Secretária
Helaine Priscilla
Diretora Financeira
Maria Claudia
Diretora de Marketing
Marilia Quintana
Diretora de Ensino e Pesquisa
Histórico das formações oficiais, reconhecidas pela SOSORT, no Brasil
Em Julho de 2017, o Instituto de Escoliose-RJ trouxe para o Brasil, pela primeira vez, a formação oficial SEAS I. Nesta oportunidade os instrutores foram Michele Romano e Alessandra Negrini, diretores do Isico Istituto Scientifico Italiano Colonna Vertebrale, onde esta abordagem foi criada e desenvolvida.
Em novembro de 2017 foi realizada a 2ª edição SEAS I e em maio 2018 a 3ª edição, tendo como instrutor, Michele Romano.
Em junho de 2018, foi realizado o primeiro curso SEAS II, certificando então, no Brasil, profissionais com formação completa.
Em agosto de 2018 pela primeira vez no Brasil, o Instituto de Escoliose da Dra Patricia Italo Mentges trouxe também a formação oficial do Método Schroth ISST (International Schroth - 3 Dimensional Scoliosis Therapy) e teve como instrutora oficial a Dra Sanja Scheiber.
Em março de 2019 houve a 2ª edição do curso I e em junho de 2019, alguns alunos da 1ª turma obtiveram a formação completa no Método.
Em novembro de 2021, a Clínica Elth trouxe pela primeira vez no Brasil a formação BSPTS - Conceito Rigo, que teve como instrutor oficial o professor e fisioterapeuta Dr.Garikoitz Aristegui. Em dezembro 2021 houve a 2a edição exclusiva para equipe multidisciplinar do hospital AACD composta por médicos, fisioterapeutas, ortesistas e engenheira. Em abril de 2022 houve a segunda edição do módulo 1.
Importante ressaltar que nem todos os profissionais formados nesses Métodos fazem parte dessa Associação.
Vale lembrar que a nossa Associação não ministra cursos, apenas leva informação de qualidade e presta atendimento à pacientes com Escoliose em suas respectivas regiões, sendo responsabilidade individual de cada membro os atendimentos prestados.